sábado, 21 de junho de 2014

O princípio de tudo


genesis1
Você pode achar que já conhece Gênesis, pode até já ter lido, pode conhecer as histórias, que foram contadas e recontadas desde que você se conhece por gente. Porém, se você nunca meditou a fundo nesse livro, pode ter certeza de que é como se você não fizesse a menor ideia do que se trata. Não é um livro de histórias. É um mergulho no que se passa pela mente de Deus. Como é o primeiro livro da Bíblia, já começa mostrando como a Terra foi criada e qual era o plano original para ela e para a Humanidade. Ali você entende como Deus é, pois Ele resolveu criar um mundo perfeito e um ser feito da terra e que, apesar de ser pó, foi criado para ser o representante de Deus neste mundo. A ideia era toda maravilhosa, mas para que esse ser fosse realmente imagem e semelhança do Criador, teria de ser livre e continuar com Ele por sua própria escolha.
Mesmo quando o homem foi infiel a Deus e entregou o domínio de tudo ao exército inimigo, mergulhando a Terra no caos e nas trevas que vemos até hoje, Deus não desistiu da Humanidade. O Gênesis mostra o início da história de amor entre Criador e criatura. Deus tem um plano para resgatar a sua criação, e precisa de um povo que siga a Ele, para que consiga formar um grupo de resistência que tome novamente a Terra das mãos do inimigo.
Gênesis é um livro que mostra, além do plano original de Deus para a humanidade, o que Ele espera de alguém que escolhe segui-Lo e o que Ele abomina. Ao ver as qualidades que Deus valorizava em Abel, em Noé, em Abraão, em Isaque, em Israel e em José, nós conseguimos entender quais são as qualidades que Ele busca encontrar em nós. E ao ver o que Ele abomina, aprendemos a evitar o que nos afasta dEle. E também é possível entender o caráter de Deus, Sua justiça, Sua misericórdia, Sua santidade, o interesse dEle por nós, a vontade dEle em ter um relacionamento com Seus servos e como podemos aprender com os erros e acertos dos nossos pais na fé.
O Gênesis é a base de todo o cristianismo e é importante meditar em seus versículos, não apenas conhecer as histórias. Cada história desse livro é tão rica que comecei a escrever sobre os personagens e me dei conta de que não conseguiria falar sobre todos em um post. Já tinha escrito umas duas páginas e mal havia chegado em Caim! Então percebi que deveria falar sobre o livro e esperar que vocês leiam Gênesis por conta própria e absorvam o Espírito da Palavra.
Para que o homem pudesse ter a imagem e semelhança de Deus, ele tinha que ter liberdade para escolher obedecê-Lo, pois Deus é livre e jamais obrigaria alguém a segui-Lo, ou teria um exército de robôs. E, infelizmente, a liberdade para escolher o bem tem como efeito colateral a liberdade para escolher o mal. Para que o homem pudesse ter a oportunidade de mostrar sua fidelidade a Deus e manter a escolha certa, Ele colocou uma árvore no meio de muitas outras no jardim. Aquela era a única em que o homem não poderia tocar, era a árvore do conhecimento do bem e do mal, que pertencia a Deus. Se Deus não tivesse colocado aquela árvore ali, como o homem poderia ter a oportunidade de fazer sua escolha e se manter fiel?
No entanto, o homem escolheu errado e foi infiel a Deus. Tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal atrasou o desenvolvimento da Humanidade e a afastou de Deus, trazendo a morte espiritual. Deus é grande, Criador do céu e da terra, perfeito, santo e poderoso. Ele poderia simplesmente resetar a Terra e começar tudo de novo. Destruiria o homem e faria alguma coisa melhor. Mas Ele nunca desistiu do homem. Por pior que a Humanidade tenha sido, Deus escolheu resgatá-la e não poupou esforços para isso. Mesmo ultrajado, traído, desprezado e ignorado, Ele nunca desistiu de nós. Fez aliança com homens que O amavam, como Abraão. Se comprometeu de igual para igual com uma criatura que além de ser pó havia se corrompido. Mas diante do arrependimento sincero e de uma vida de obediência, Ele deu ao homem a honra de poder fazer um pacto com Ele em termos muito mais justos do que merecíamos.
Esse é um Deus que vale a pena conhecer. O Deus que sempre se preocupou conosco, mesmo quando não merecíamos. O Deus que saiu procurando homens fiéis para fazer aliança com eles porque nos queria de volta. Se você quer conhecer esse Deus e entender como Ele pensa, Quem Ele é, o que Ele espera de você, deve começar a ler – ou reler – Gênesis. E se você O conhece e tem interesse sincero em agradá-Lo, em fazer dEle o seu Deus e ser povo dEle, fazendo parte do plano que Ele bolou, eu também aconselho a meditar nesse livro. Medite com atenção. Ele escolheu Abraão como amigo logo no primeiro livro da Bíblia…Deus nunca foi distante. Sempre esteve disposto a ouvir e a se aproximar. Abra esse livro com sede de conhecê-Lo. Feche os olhos e peça a Ele que guie sua leitura e abra seu entendimento. Não tenha pressa de terminar o livro. Será o princípio de sua nova história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário