Essa frase só é bonitinha nos contos de fada, quando a princesa não sabe se o príncipe virá com seu cavalinho branco, todo bonitinho. Mas fora isso, é um câncer, uma peste, uma doença sem cura. Ó, que frase cruel essa minha… mas é a mais pura verdade.
Você sabia que há três tipos de dúvida? É, isso mesmo! A dúvida é uma organização muito bem estruturada, que se divide em frentes de atuação para não deixar nenhum pedacinho de nós sem ser bombardeado com seus ataques.
E como diz o ditado: a melhor maneira de derrotar um inimigo é conhecê-lo. Então vamos lá!
1) Dúvida da mente
Ela age no nosso próprio pensamento. É quando parece que podemos “ouvir” aqueles pensamentos negativos que vêm sei lá de onde e atacam a todos nós, independente de classe social, cultura, fé etc.
A dúvida da mente ataca toda e qualquer criatura que tenha o dom de pensar. São os: “você não pode, você é fraco, vencer não é pra você, se contente com o que tem, você não tem direito, você não é capaz… ”
Na verdade, não há como evitar que os maus pensamentos cheguem à nossa mente, mas todos somos dotados de inteligência suficiente para não deixá-los germinarem e crescerem.
Então a dica é: apareceu um pensamento ruim? Seja rápida e responda exatamente o contrário! Ouviu um “você não pode”, responda com um “eu posso!” Simples assim, e funciona!
2) Dúvida de terceiros
É quando outras pessoas lhe trazem palavras negativas que lhe deixam com a pulga atrás da orelha. É quando alguém que tem “mais capacidade” que você joga um balde de água fria nos seus projetos. É o famoso “não é bem assim… vai com calma, cuidado…”
Nesse caso a dica é o velho ditado: em boca fechada não entra mosquito. Não conte seus planos para ninguém para não suscitar invejas, desdém e palavras negativas. Esteja seguro do que quer e de como alcançar seus objetivos, pois se você realmente estiver seguro, não vai precisar de palpite de ninguém.
3) Dúvidas do passado
São aquelas “maledetas” lembranças de coisas que deram errado no passado. As más experiências ficam querendo nos convencer que tudo sempre vai dar errado, afinal, no passado já deu errado!
Você deve considerar que as experiências passadas são coisas positivas, mesmo as ruins. Elas servem para nos ensinar como não agir, como facilitar as demais tentativas. Isso mesmo! Se você quer algo, provavelmente vai precisar tentar várias vezes.
Veja a questão por este ângulo: se a primeira tentativa deu errado, ótimo! Você está mais preparado do que nunca para tentar de novo. Você está mais perto do que nunca de alcançar seu objetivo!
E lembre-se: chutar a dúvida pra longe é algo que teremos que fazer todos os dias, em todos os momentos. E nem pense que você não pode… Você pode!
Nenhum comentário:
Postar um comentário